Sustentabilidade e Meio Ambiente

A Terra Santa Agro busca o crescimento econômico de forma sustentável, visando sempre à proteção do meio ambiente, através de práticas de gestão ambiental, de modo a promover a melhoria contínua dos processos e produtos por meio da conscientização e adoção de boas práticas no desenvolvimento de suas atividades, além de cumprir rigorosamente a legislação ambiental. Adota-se assim, uma postura preventiva com relação às questões de meio ambiente e responsabilidade social, visando o desenvolvimento sustentável da sociedade e preservando os recursos ambientais para as gerações futuras.

Para atingir esses objetivos, podemos destacar, dentre as ações promovidas pelo Departamento de Gestão Ambiental da Companhia, as seguintes:

  • Atendimento e cumprimento da legislação ambiental vigente, através do licenciamento ambiental dos empreendimentos e atividades produtivas junto aos órgãos ambientais competentes;
  • Adequações de infraestrutura, visando a melhoria das condições de trabalho e a redução de eventuais passivos gerados no processo produtivo;
  • Proteção de mananciais, tais como: nascentes, rios e córregos, que estão em áreas pertencentes à Companhia;
  • Proteção da biodiversidade, através da preservação das áreas de reserva legal e de preservação permanente de suas Unidades de Produção;
  • Redução de resíduos sólidos por meio da verticalização da produção, na qual os subprodutos do processo produtivo, tais como resíduos de casquinha de soja, algodão e milho, são comercializados para empresas de fabricação de ração animal;
  • Destinação adequada dos resíduos sólidos gerados no processo de produção agrícola;
  • Cultivo de eucaliptos, para suprir a demanda por lenha dos armazéns da Companhia;
  • Implantação de Projeto de Manejo Florestal Sustentável (P.F.M.S.) na ‘Fazenda Iporanga’, com área total de aproximadamente 12.200 hectares, visando à manutenção da floresta nativa existente na propriedade; e
  • Redução e controle de poluição atmosférica por meio de aplicação racional de defensivos agrícolas e implantação de mecanismos para o desenvolvimento da sustentabilidade ambiental.

Como resultado do trabalho que vem sendo desenvolvido, com o envolvimento e colaboração dos demais setores da Companhia, já obtivemos os seguintes resultados:

Certificações

A certificação da RTRS, sigla em inglês para a Associação Internacional de Soja Responsável, foi concedida à Terra Santa por atender aos requerimentos de boas práticas de gestão, preservar áreas de alto valor de conservação e assegurar condições de trabalho justas aos seus colaboradores.
Esta certificação mostra o comprometimento da Terra Santa Agro com a produção de soja sustentável, atendendo os conceitos exigidos pelas auditorias realizadas nas Unidades de Produção Ribeiro do Céu e Mãe Margarida.

BCI

A Better Cotton Initiative (BCI) atua para melhorar a produção mundial do algodão para aqueles que o produzem, para o meio em que é cultivado e o para futuro do setor. Este programas visa à implementação das boas práticas sociais, ambientais e econômicas nas fazendas que produzem algodão. Esta certificação é mais uma comprovação de que a Terra Santa Agro prioriza o desenvolvimento sustentável, em especial, as relações trabalhistas, cumprimento de normas de segurança, proteção legal e preservação do meio ambiente e aplicação de boas práticas agronômicas na produção do algodão.

Chico Mendes

A Tera Santa Agro recebeu no mês de novembro de 2013 a certificação (Selo Verde/Prêmio) Socioambiental Chico Mendes 2013 - Categoria Gestão Privada Socioambiental Responsável. A certificação visa demonstrar como as empresas podem, através de boas práticas, ajudar a alcançar a melhoria da qualidade de vida. As empresas certificadas demonstraram como podem ajudar a impulsionar o crescimento e o desenvolvimento sustentável através de iniciativas comprometidas com a sociedade, desenvolvendo modelos de práticas ou soluções viáveis que ajudam a melhorar, através de programas, as condições do meio ambiente, do homem e do planeta. O prêmio valoriza aqueles preocupados em descobrir, programar e aprimorar sistemas de gestão capazes de atender às demandas da população enquanto preservam e recuperam o meio ambiente e projetos socioambientais desenvolvidos para conscientizar e responsabilizar cada cidadão da necessidade de modificar hábitos e atitudes.

Prêmios

UTZ Certified Good Inside

A Terra Santa Agro recebeu o troféu "Semeando o Bem", lançado pelo IAS (Instituto de Algodão Social), um prêmio criado para premiar os líderes sociais do setor algodoeiro de Mato Grosso que desenvolvem ações transformadoras da realidade social e ambiental rural. A empresa foi vencedora em duas categorias: Saúde e Educação e Educação no campo - Ensino regular e ações educativas. Através do desenvolvimento sustentável, a Terra Santa Agro realiza ações sociais que proporcionam a melhoria da qualidade de vida de seus colaboradores, suas famílias e a comunidade.