Perguntas mais Frequentes

Como investir em ações?

Antes de procurar uma Corretora de Valores, sugere-se que você estude o assunto no site da BM&FBovespa. Contribuindo para o aprendizado do iniciante, a Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros elaborou uma série de cursos on-line. Clique nos links abaixo e confira:

Finanças Pessoas e Mercado de Ações
Be-a-bá do Mercado de Ações
(http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/educacional/cursos/cursos.aspx?idioma=pt-br )

Depois disso, o próximo passo é você procurar uma Corretora de Valores. As Corretoras e outros intermediários financeiros dispõem de profissionais voltados à análise de mercado, de setores e de Companhias, e com eles você poderá se informar sobre o momento certo de comprar e vender determinadas ações para obter melhores resultados.

Topo

Quais são os índices da BM&FBovespa ?

Os índices da BM&FBOVESPA são indicadores de desempenho de um conjunto de ações, ou seja, mostram a valorização de um determinado grupo de papéis ao longo do tempo. Os preços das ações podem variar por fatores relacionados à empresa ou por fatores externos, como o crescimento do país, do nível de emprego e da taxa de juros. Assim, as ações de um índice podem apresentar um comportamento diferente no mesmo período, podendo ocorrer valorização ou ao contrário, desvalorização. Acesse o site www.bmfbovespa.com.br.

Topo

Qual é o código da ação da Terra Santa Agro?

Ação Ordinária: TESA3

Topo

Onde são negociadas as ações da Terra Santa Agro?

As ações da Terra Santa Agro estão registradas para negociação na BM&FBovespa sob o código negociação no Novo Mercado, nível mais elevado de práticas diferenciadas de governança corporativa.

Topo

Como faço para adquirir ações da Terra Santa Agro?

As ações da Terra Santa Agro são negociadas na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&FBovespa). É possível negociar com ações através de bancos ou corretoras, que realizam as ordens de compra e venda na BM&FBovespa, além disso, você também pode negociar ações via Internet. Para tanto, é necessário que você seja cliente de uma Corretora da BM&FBovespa que disponha do sistema Home Broker, o qual permite a negociação de ações via Internet. O investidor define a ação que deseja operar, no caso a Terra Santa Agro, podendo basear sua decisão em recomendações de analistas. Os segmentos de private bank dos bancos também orientam seus correntistas sobre quais investimentos são mais atraentes no mercado acionário. Para informar-se sobre os bancos ou corretoras cadastradas na BM&FBovespa acesse a página www.bmfbovespa.com.br.

Topo

Quais os direitos das ações ordinárias da Terra Santa Agro?

As ações da Terra Santa Agro garantem aos seus titulares os seguintes direitos:

  • Direito de voto nas Assembleias Gerais da Companhia;
  • Direito ao dividendo mínimo obrigatório, em cada exercício social, equivalente a 25,0% do lucro líquido ajustado nos termos do artigo 202 da Lei das Sociedades por Ações;
  • Em caso de alienação a título oneroso do controle da Companhia, tanto por meio de uma única operação, como por meio de operações sucessivas, direito de alienação de suas ações de emissão da Companhia nas mesmas condições asseguradas ao acionista controlador alienante;
  • Todos os demais direitos assegurados às Ações nos termos previstos no Regulamento do Novo Mercado da BM&FBOVESPA, no Estatuto Social da Terra Santa Agro e na Lei das Sociedades por Ações.

Topo

Como e onde a Terra Santa Agro divulga suas informações?

Todos os fatos relevantes, anúncios de resultado e demais comunicados ao mercado da Terra Santa Agro são divulgados de maneira simultânea na CVM/BM&FBOVESPA e na área de relações com investidores do website da Companhia (www.terrasantaagro.com), além de posteriormente encaminhados por correio eletrônico às pessoas que se cadastram para receber tais informações.

As demonstrações financeiras completas são publicadas anualmente nos jornais Diário do Comércio e Indústria e no Diário Oficial do Estado de São Paulo. Demonstrações financeiras trimestrais, press releases, apresentações, fatos relevantes e avisos aos acionistas estão disponíveis na área de relações com investidores do website Terra Santa Agro (www.terrasantaagro.com/ri). Outras informações sobre a Companhia também podem ser obtidas nos sites da Bolsa de Valores de São Paulo (www.bmfbovespa.com.br) e Comissão de Valores Mobiliários (www.cvm.gov.br).

Topo

Quem é responsável e onde é feito o atendimento aos acionistas detentores de ações da Companhia que necessitam de informações específicas do banco escriturador de nossas ações?

Acionistas Pessoa Física podem consultar suas ações de forma fácil e ágil. As principais informações para o controle dos seus investimentos estão disponíveis na internet: posição acionária, extrato de movimentação, aviso de pagamentos, informe de rendimentos e boletim de subscrição.

O Itaú é nosso escriturador, e tem como principais funções realizar a guarda, atualização das movimentações, realizar o pagamento de dividendos, e também atender você, acionista da Terra Santa Agro. Portanto para acompanhar a sua posição de ações, o Itaú disponibiliza os seguintes acessos:

Caso você não seja correntista do Banco Itaú, a consulta pode ser feita com total segurança através da Itaú Corretora. Basta acessar www.itaucorretora.com.br, selecionar a aba "Não correntista" > Quero me cadastrar, e seguir o passo a passo. O processo é simples e totalmente online.

Caso você seja correntista do Itaú, para consultar basta acessar sua conta no www.itau.com.br. No Menu Conta Corrente está disponível o Informe de Rendimentos e no Menu Investimentos as demais consultas de suas Ações Escrituradas pelo Itaú. Tudo simples e seguro.

Para acessar um guia de como navegar nos endereços citados acima, clique aqui.

Contatos:

Para esclarecer dúvidas ou ter mais informações, ligue para 3003-9285 capital e regiões metropolitanas e 0800 720 9285 demais regiões. O horário de atendimento é em dias úteis das 9h às 18h.

Caso prefira, você pode ir até uma das agências especializadas do Itaú:

Brasília: SCS Quadra 3 - Ed. D‘Angela, 30 - Bl. A, Sobreloja
Belo Horizonte: Av. João Pinheiro, 195 - Subsolo
Curitiba: R. João Negrão, 65 - Sobreloja
Porto Alegre: R. Sete de Setembro, 746 - Térreo
Rio de Janeiro: Av. Almirante Barroso, 52- 2º andar
São Paulo: R. Boa Vista, 176 - 1º Subsolo
Salvador: Av. Estados Unidos, 50 - 2º andar

Topo

O que é a Assembleia Geral de acionistas? Como faço para participar?

A Assembleia Geral de acionistas é a reunião dos acionistas da Terra Santa Agro, previamente convocados, para deliberar sobre determinadas matérias dispostas na ordem do dia.

É convocada pelo Conselho de Administração da Companhia através de Edital de Convocação publicado por três vezes consecutivas no Diário Oficial do Estado de São Paulo e Jornal "Diário do Comércio e Indústria". A convocação da Assembleia Geral também é anunciada através do website de relações com investidores da Companhia (www.terrasantaagro.com/ri) e da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (www.bmfbovespa.com.br) e por mailing direcionado aos acionistas cadastrados no website da Companhia.

A partir da data de publicação do Edital de Convocação da Assembleia Geral, a administração da Terra Santa Agro coloca à disposição de seus acionistas os documentos e as informações que devem ser fornecidos por exigência legal ou estatutária em relação aos diversos pontos incluídos na ordem do dia, incorporando-se tais documentos e informações também ao website desde a mencionada data.

Para participar da Assembleia Geral, os acionistas deverão apresentar, com no mínimo 72 (setenta e duas) horas de antecedência à data designada para a realização da Assembleia Geral: (a) documento de identidade; (b) comprovante da respectiva participação acionária, expedida pela instituição escrituradora; e (c) instrumento de mandato, formalizado nos termos da lei, na hipótese de representação do acionista.

Topo

O que é free-float? Qual é o índice da Terra Santa Agro?

Quantidade de ações emitidas pela Companhia, excetuadas as ações detidas pelo Acionista controlador, pelos administradores em Companhia e aquelas em tesouraria. O free-float da Terra Santa Agro contra um mínimo de 25% exigido pelas regras do Novo Mercado de governança corporativa da BM&FBovespa.

Topo

Como posso contatar a Área de Relações com Investidores?

Terra Santa Agro S.A.
Praça General Gentil Falcão, nº 108, cj. 81
Cidade Monções - São Paulo - SP
CEP - 04571-150
Tel: +55 11 3137-3100
Fax: +55 11 3137-3114

Website: www.terrasantaagro.com
Cristiano Soares Rodrigues
Diretor Financeiro e de Relações com Investidores
E-mail: ri@tsagro.com