Histórico e Perfil Corporativo

Histórico

A Terra Santa, é uma sociedade anônima, constituída no Brasil, possuindo o status de Companhia Aberta deferido pela CVM em 9 de novembro de 2006. Em 10 de novembro de 2006, foi realizada a Oferta Pública Inicial de Ações.

A Terra Santa, é o resultado da incorporação de três empresas: Brasil Ecodiesel, Maeda Agroindustrial (incorporada em dezembro de 2010) e Vanguarda Participações (incorporada em setembro de 2011). As duas últimas empresas, genuinamente agrícolas, consolidaram a estratégia da Companhia de adoção de um novo modelo de negócios com foco na produção de grãos e fibras.

Como decorrência do foco em grãos, a Companhia promoveu um plano continuado de desinvestimento de ativos ligados ao biodiesel para concentrar todos os seus esforços na alocação de recursos para o desenvolvimento da operação agrícola.

Em dezembro de 2012 a Companhia realizou um aumento de capital, onde a gestora de recursos de terceiros independente regulada pela CVM, Gávea Investimentos, adquiriu uma porcentagem significativa do capital social da Companhia.

Em janeiro de 2013, a Companhia inicia seu processo de turnaround operacional, cujo objetivo era a busca pela eficiência operacional e rentabilidade dos negócios. Para isso, foram realizados investimentos em maquinário, solo e na criação de uma cultura organizacional eficiente, onde o "senso de dono" passa a permear todos os níveis hierárquicos da Companhia.

Os resultados da conclusão deste processo começam a se tornar realidade já na safra 2014/15, quando a Companhia conquista suas produtividades recordes em todas as culturas, inclusive quando comparadas as médias do estado do Mato Grosso. Vale ressaltar também a decisão da Companhia em devolver arrendamentos localizados na Bahia e Piauí, por conta da alta instabilidade climática e baixa rentabilidade, concentrando suas operações no Mato Grosso, estado este, que possui vantagens como: (i) estabilidade climática verificada no centro-oeste brasileiro nos últimos 30 anos; (ii) possibilidade de plantio mais eficiente em duas safras e (iii) expectativa futura de redução de custos logísticos por meio da exportação pelos portos do norte.

Uma vez concluído o processo de turnaround operacional, a Companhia passa a focar na sua reestruturação financeira com o objetivo de adequar do fluxo de caixa financeiro ao fluxo de geração de caixa operacional, o que reafirma sua convicção na capacidade de equalizar seu fluxo de caixa de curto prazo.

Atualmente, nossa estratégia é evoluir de forma sustentável, gerando maior valor aos investidores.

A estrutura acionária da Companhia é pulverizada com predominância majoritária de investidores brasileiros.

Perfil Corporativo

A Terra Santa Agro é uma empresa produtora de commodities agrícolas, com foco na produção de soja, milho e algodão e valorização de terras. Possui 7 unidades de produção estrategicamente localizadas no estado brasileiro do Mato Grosso, por este apresentar condições favoráveis ao agronegócio, totalizando uma área sob gestão de aproximadamente 156,6 mil hectares.

Além disso, possui equipamentos e ativos complementares à sua operação agrícola, a saber:

  • 512 equipamentos agrícolas em uso, sendo 437 próprios
  • 9 unidades de armazenagem, sendo 5 próprias
  • 3 algodoeiras próprias

A Companhia tem suas ações negociadas no Novo Mercado da BM&FBOVESPA, nível mais alto de Governança Corporativa da bolsa brasileira.

Terra Santa Agro S.A.
Segmento de listagem (B3) Novo Mercado
Oferta Pública de Ações (IPO) 2006
Código BM&Fbovespa TESA3
Código Bloomberg TESA3 BZ
Código Reuters TESA3.SA
Setor de atuação (classificação da BM&FBovespa) Consumo não Cíclico / Agropecuária / Agricultura
Código ISIN BRTESAACNOR2
Quantidade de ações 17.914.118 ações ordinárias